top of page
Augusto bonequeiro 2.jpg
apenas-confetes.gif

FESTIVAL

CALUNGADA

CULTURA E DIVERSÃO SEM SAIR

DA SUA CASA

Foto: Boneco Fuleiragem

DIAS 17, 18 e 19 DE MARÇO

festival calungada online

004.png

O  primeiro Festival Calungada Online, trata-se de uma mostra de teatro de calungas, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de março de 2021, sempre de 20h às 23horas, de forma remota, no Canal 1 de assinantes da TCM (TV Cabo Mossoró) e no canal do Youtube do Grupo Arruaça de Teatro.

 

O Festival  privilegiará os brincantes regionais dessa arte centenária e além das apresentações, serão realizadas  atividades complementares como: debates, relatos de experiências e entrevistas como forma de fazer um registo da cultura e dos nossos mestres calungueiros.

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste foi declarado como Patrimônio Cultural do Brasil em março de 2015. Prática tipicamente nordestina está presente em diversos estados da região com diferentes nomes. Cassimiro Côco no Maranhão, Ceará e Piauí, Babau na Paraíba, Mamulengo em Pernambuco e João Redondo e Calunga no Rio Grande do Norte. 


Segundo o historiador e antropólogo potiguar Luís da Câmara Cascudo, o Mamulengo é uma “espécie de divertimento popular que consiste em representações dramáticas por meio de bonecos, em um pequeno palco  ou alguma coisa elevada. Por detrás de uma empanada esconde-se uma ou duas pessoas adestradas, e fazem que os bonecos se exibam com movimento e fala".

REALIZAÇÃO: Grupo Arruaça de Teatro

PATROCÍNO: Lei Aldir Blanc/Fundação José Augusto/Governo do Estado do RN/Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo/Governo Federal

001.jpg
INFORMAÇÃO

GRUPO

DE TEATRO

ARRUAÇA

Em 1985 um grupo de jovens que brincava de teatro na escola, nos centros sociais urbanos e unidades preventivas da FEBEM, resolve formar um coletivo independente de artes cênicas. A paixão em comum pelo teatro tece os encontros diários em busca de novas informações, pesquisas, experimentos e estudos. Nessa efervescência surge o grupo “Arruaça de Teatro”, o mais antigo em atuação na cidade de Mossoró/RN.

 

Ao longo dos seus mais de 35 anos de estrada, o Arruaça já esteve e passou por diversos festivais e palcos pelo país. Como as aldeias do palco giratório em Caicó e Campina Grande, no festival BNB de Artes Cênicas, Agosto de Teatro e Festival Internacional Teatro de Aracati.

 

A partir de 2015 reafirmando seus objetivos institucionais voltados a popularização e a busca por um teatro científico, o Arruaça passa a desenvolver parcerias com sindicatos e participar de programas de extensão como “História de Vida na Penitenciaria Mario Negócio” e o LEFREIRE onde aprofundamos as experiências com teatro do Oprimido.

 

O grupo mantém um projeto de oficinas destinado a jovens que buscam alguma formação teatral e, mais recente iniciou um trabalho de oficina-espetáculo dedicado às crianças denominado “Encanta Contos”.

 

No final de 2019 o Grupo firma uma importante parceria com o GEDIC/UFERSA para desenvolver oficinas de teatro do oprimido nas escolas da rede estadual de ensino como parte do projeto “Desconstruindo Amélia,” de preventiva à violência doméstica na cidade de Mossoró.

ARRUA%C3%87%C3%83O_edited.jpg

PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA

17 DE MARÇO

002.png

DANIEL VENTRÍLOQUO:

 “A História de Chico Preto” Itajá-RN

 

JOZIVAN DE CHICO:

 “Teatro de João Redondo” Itajá-RN

ZÉ MARIA E DIÁ BONEQUEIRO:

“Brincando de Boneco” Mossoró-RN.

FORRÓ AZUNHADO: 

“Pé de Serra”/ Mossoró-RN

QUINTA-FEIRA

18 DE MARÇO

003.png

AUGUSTO BONEQUEIRO:

“Vida de Boneco”- Fortaleza- CE

Roteiro e Direção: Ângela Escudeiro

 

ÂNGELA ESCUDEIRO:

“Vazio no Tempo”- Fortaleza-CE

Roteiro e Direção: Ângela Escudeiro

SHICÓ DO MAMULENGO:

“O Brinquedo de João Redondo” Açu-RN

 

TOINHO BONEQUEIRO:

“A História de João Sonhador” Mossoró-RN

 

FORRÓ AZUNHADO:

“Pé de Serra”

SEXTA-FEIRA

19 DE MARÇO

001.png

MESTRE GILBERTO CALUNGUEIRO/ MARQUINHOS CALUNGUEIRO E MIGUEL CALUNGUEIRO:

As três gerações do Teatro de bonecos “Os Calungueiros de Icapuí - CE”.

GRUPO CAÇUÁ DE MAMULENGOS:

“O Barbeiro Nozin Zé Bonitin” Currais Novos - RN.

 

AUGUSTO PINTO: Apresentação de fragmentos da oficina de Bonecos

 

FORRÓ AZUNHADO:

Pé de Serra

CONTATO

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

LOGOS_ARRUAÇA.png
LOGOS aldir BLANC.png
FJA.png
LOGO GHOC RN.png

MINISTÉRIO DO

         TURISMO

LOGOS_BOZO FEDERAL.png

SECRETARIA ESPECIAL DA

                       CULTURA

bottom of page